Oprojeto Mundo Limpo têm como objetivos realizar a coleta seletiva e dar correta destinação, aos resíduos sólidos recicláveis (inorgânicos), dentro dos municípios de pequeno e médio porte, capacitar pessoas, gerar renda e emprego no local.
A capacitação para a coleta seletiva e triagem do material, será realizada prioritariamente para homens e mulheres desempregados e/ou desligados de outras atividades (como por exemplo, trabalhadores rurais vindos da cultura da cana-de-açúcar. A coleta seletiva das embalagens será realizada em todas as residências, empresas, escolas e órgão públicos da área de ação, seguida da triagem para separação e correta destinação do material.
Com este processo, serão destinados para os aterros sanitários apenas lixo orgânico, cuja responsabilidade é da prefeitura de cada município. Além de trazer economia aos cofres públicos, já que é estimado uma redução de até 80% do volume recebido, o projeto gerará renda ao munícipe e à administração pública, através da implementação de pequenas empresas de transformação do resíduo coletado e triado, como por exemplo, fábrica de blocos, terra sintética, telha ecológica, pedra sintética e artesanatos.